Acessibilidade para Deficientes Visuais

Acessibilidade para deficiente visual

acessibilidade-para-deficientes-visuais

Atualmente, existem muitos alunos com deficiência que acabam não tendo a oportunidade de cursar uma universidade devido a questões geográficas ou fatores econômicos, mas todos eles mostram uma vontade grande de buscar o conhecimento.

Muitas vezes no caso de uma deficiência visual, o aluno pode acabar desenvolvendo outros sentidos de maneira mais apurada. O tato, bastante exigido pelo braile, é um dos sentidos que pode vir a ser fortalecido em pessoas portadoras desse tipo de deficiência.

A UNIPAR e a acessibilidade

A UNIPAR oferece equipamentos de apoio para que alunos com deficiência visual possam estudar sem enfrentar dificuldades. Um equipamento chamado scanner multi óptico, localizado na biblioteca da universidade, funciona a partir da transformação de textos em áudio. Assim, quando o aluno precisa ter acesso a alguma informação contida em um livro, por exemplo, ele utiliza o scanner e após alguns instantes, acontece a leitura do texto para o aluno.

Já na sala de aula, o aluno com deficiência visual utiliza um notebook com programa de voz, e todo material de estudo é colocado ali para que essa leitura seja feita durante a aula.

É importante notar que um aluno com deficiência passa pelo mesmo processo de avaliação e a mesma orientação que qualquer outro aluno da universidade. Na ocasião de uma prova, por exemplo, o professor entrega o teste através de um pen-drive para o aluno, que então conecta o dispositivo ao seu notebook, e o programa então faz a leitura em viva voz para das perguntas para o aluno. Ele, por sua vez, responde as questões no próprio notebook, salva o arquivo com as respostas no pen-drive e o entrega de volta ao professor, que irá então imprimir e corrigir a prova da mesma forma que faz com os demais alunos.

A convivência e socialização dos alunos com deficiência na UNIPAR é bastante positiva. Existe uma solidariedade e parceria muito grande entre alunos com deficiência e outros acadêmicos, tornando o ambiente o melhor possível para todos.

O corpo docente constantemente recebe cursos e formação especializada para saber trabalhar todas as diferenças que podem chegar através dos alunos, como os próprios alunos com deficiência ou ainda alunos oriundos de outros países, onde muitas vezes o idioma pode tornar-se uma barreira. Assim, os professores são freqüentemente preparados e instruídos para proporcionar o melhor ensino possível dentro da universidade.

Sistema Pro-magister

A UNIPAR atualmente trabalha com o sistema Pro-magister, um programa que a universidade leva para todas as suas unidades, e que trabalha a questão pedagógica e didática com todo o corpo docente. É um trabalho muito interessante, pois permite que os professores tirem todas suas dúvidas e entendam o que precisa ser trabalhado também junto a outros professores, trazendo mais segurança dentro da sala de aula.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *