Henry Ford

Henry Ford

A associação de fabricantes de automóveis licenciados processou Henry Ford por royalties em cada veículo que ele vendesse. Sabendo que os royalties aumentariam o preço de seus carros de seus carros, tirando-o do alcance do consumidor comum, para a maioria dos fabricantes de carros o processo seria um golpe devastador, mas para Ford foi algo diferente, uma oportunidade.

henry-ford

As pessoas reagem aos revezes de duas formas: ou elas se assustam e desistem, ou tomam este revés como experiência de aprendizado, e o utilizam para redobrar os esforços. Ford estava convencido de que a era do monopólio havia acabado, contestou abertamente a ordem da AFAL e continuou a produzir e comercializar seus veículos. Ford acreditava que havia maneira melhor de conduzir os negócios na América, e estava determinado a torná-la realidade.

Ford conseguiu se posicionar como antimonopolista, de certa forma como uma antítese aos Rockefeller e aos Carnegie, ele era um tipo de empreendedor heroico que acreditava em competição, e desenvolver um produto e poder levar às pessoas. Ford começou a pagar a seus operários $5 por dia, mais do que o dobro do que pagava a maioria das fábricas dos EUA, mas Ford não estava somente pagando mais a seus funcionários, também estava obtendo um rendimento melhor deles. Ford desenvolveu um novo sistema para produzir carros, e ao invés de construir manualmente um carro de cada vez, ele é montado por uma linha de operários, peça a peça, é a linha de montagem, um sistema que mudará a indústria para sempre. Ford não inventou a produção em massa, mas a aumentou, ele compreendeu que um produto complexo como um automóvel poderia ser simplificado e barateado, se a mesma peça fosse produzida várias e várias vezes.

Usando a linha de montagem, os operários de Ford conseguiam produzir veículos mais rápido do que qualquer outra fábrica no mundo, o que levava 12 horas para ser montado, agora levava somente 1 hora e 30 minutos. A inovação permitiu a Ford padronizar o dia de 8 horas de trabalho, 5 dias por semana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *