Informações sobre Concursos

Informações quentes sobre concursos

noticias-concursos-publicos

Nos últimos anos cresceu de maneira espantosa o número de interessados em concursos públicos, quem agradece são os cursinhos preparatórios, que nunca antes viram tamanha demanda por suas aulas e materiais didáticos.

Mas muitas são as dúvidas de concurseiros de primeira viagem, sendo algumas delas no tocante aos pré-requisitos dos concursos públicos, outras acerca de informações sobre a área de atuação que melhor se encaixariam, e diversas outras mais.

Pré-requisitos para concursos públicos

Para participar de um concurso público não é necessário prática nem, tampouco, habilidades específicas. Isso significa que não é preciso que o indivíduo interessado em ingressar no setor público detenha um conhecimento notório, experiência de 3 anos de trabalho, ou vivência no exterior. Também não existe discriminação com relação à faixa etária, logo, há, por exemplo, profissionais de 23 anos com aptidão e potencial para desenvolver a carreira, assim como outros de 35 ou 40 anos, todos competindo em pé de igualdade. O mesmo se aplica sobre o sexo do candidato e o acesso simultâneo às informações. Portanto, a isonomia (direitos iguais a todos) é característica dos concursos públicos, assim como informa o artigo nº 37 da Constituição Federal.

Dicas de estudo para concursos

Para estudar, as dicas são: focar em um único livro, ter à disposição um método voltado para a resolução de questões, e manter a disciplina ao lado do planejamento.

Com relação àqueles candidatos que não dispõem de muitas horas para estudar, o respeito ao preceito da necessidade de se ter disciplina deve ser ainda mais intenso. Se o candidato conseguir alocar bem as horas, ter em mãos um método de aprendizagem poderoso, e seguir um único material para não perder tempo, ele conseguirá estudar com qualidade, e assim, ainda que leve um tempo ligeiramente maior em comparação àquele candidato que teve a sorte de ter uma vida mais tranquila (com pai e mãe custeando os estudos), mesmo 1 ou 2 horas diárias de estudo poderão ser suficientes para que seja conquistada a aprovação.

Clique a seguir para ver dicas de como estudar para concursos.

Resolução de provas anteriores de concursos

Durante a preparação para um concurso público, o candidato precisa conhecer bem o “inimigo” (o concurso), e não somente a si mesmo. Para isso, ele deve estudar o concurso na forma como ele se expõe através de armadilhas e nuances. O “inimigo” se revela por meio das provas anteriores.

Logo, é primordial resolver questões. Mas, o método prega que o candidato deve alocar horas maiores às que ele já reserva para o curso, além daquelas em que ele passa debruçado sobre o livro-texto. Na verdade, o candidato deve reduzir cada vez mais a abordagem meramente limitada a livros e resumos, ampliando – na medida em que vá evoluindo – o tempo gasto na resolução de questões. De nada valerá ter decorado vários livros sem conhecer os métodos adotados pelas provas. Caso contrário, no momento do exame, o candidato tenderá a ficar nervoso perante o inédito.

Planejamento de estudos

A organização e a disciplina são vitais para quem deseja ser bem sucedido em concursos públicos, principalmente para aqueles que tenham pressa. Nestes casos, infelizmente a maioria dos candidatos acaba abdicando da família e do lazer. Por outro lado, se ele detiver disciplina e eleger um método eficiente e poderoso, ele poderá dispor de um tempo muito menor de estudos devido à viabilização de um planejamento, que para cumpri-lo exigirá 100% de disciplina.

Feira da Carreira Pública

A Feira da Carreira Pública é um evento ímpar dentro de São Paulo, e apresenta um compêndio formado por editoras, livrarias, e escolas preparatórias de concursos públicos, por meio das quais é possível buscar muitas informações. As palestras do evento são esclarecedoras, além do fato do candidato poder contar com a presença de todos os prestadores de serviços em um único lugar.

O principal benefício de um evento como a Feira da Carreira Pública é proporcionar àqueles que prestam concursos, ou que estejam se preparando para isso, a oportunidade de adquirir livros e cursos com grandes descontos – às vezes até mesmo bolsas de estudo. Além disso, os candidatos têm a chance de ouvir profissionais que já estão na carreira pública e que contam suas próprias experiências, falando a respeito de que eles tiveram de abdicar para lograr êxito nessa área tão difícil, bela e arriscada. Desse modo, o evento se transforma em um canal para troca de informações.

Faixa etária dos concurseiros

Antigamente, grande parte dos candidatos interessados em realizar concursos públicos possuía uma faixa etária por volta dos 35 anos. Atualmente, a grande maioria é constituída por jovens.

Como escolher a área de atuação?

Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, porém, o candidato pode tentar unir o útil ao agradável, aliando sua formação profissional – para casos de técnicos, graduados ou com experiência de trabalho, com seus anseios, estes podem ser os mais variados possíveis, desde a localidade de atuação, até mesmo, até mesmo um sonho de infância de exercer uma determinada função.

Alguns candidatos já sabem na ponta da língua os concursos que pretendem prestar, outros prestam um leque maior de concursos, e também há aqueles que prestam todos os concursos que aparecerem pela frente, estes, normalmente não estudam ou estudam pouco, estão na maioria das vezes perdidos quanto ao que seguirem profissionalmente, e são conhecidos por “caírem de paraquedas” nos concursos.

Visite o site a seguir para ler mais notícias sobre concursos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *