Rede de Ensino Municipal no Brasil

A precarização da rede de ensino municipal no Brasil

A educação, assim como ocorre em outros setores sociais do Brasil, nunca foi tratada como prioridade pelos representantes políticos, a novidade é que uma professora pública disse o que estava entalado na garganta de milhões de brasileiros indignados com essa situação, e o vídeo do discurso está circulando pela internet e em redes sociais.

amanda-gurgelEm seu vídeo, Amanda Gurgel, professora da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, fala dentre outras coisas sobre as condições de trabalho precárias e questiona: “Estão me colocando em uma sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil”. O depoimento da professora foi muito pertinente e importantíssimo para alertar a sociedade em que ponto a educação no Brasil se encontra.

É fato que a rede municipal de ensino precisa melhorar, e receber mais investimentos, e estes serem melhor repassados e controlados, além de ocorrer a valorização dos mestres em sala de aula, pois os professores são dentre poucos profissionais, os que ainda levam trabalho para casa, como corrigir provas, fazer planejamento de aulas etc.

É investindo no professor e numa melhor infraestrutura das escolas que poderemos proporcionar um melhor nível de educação.

Em Aracati-CE, a realidade da educação também preocupa a população. As escolas da rede municipal de ensino, principalmente as que ficam na zona rural, passam por situações precárias. Em várias comunidades, podemos encontrar um verdadeiro descaso, a estrutura física de muitas escolas estão comprometidas, o que deixa alunos e professores preocupados.

precarizacao-ensino“Diante do dinheiro que a Secretaria de Educação do município de Aracati recebe, as coisas poderiam estar melhores, por exemplo, a merenda escolar e a estrutura física das escolas poderiam estar muito melhor, os ônibus escolares estão sucateados, e infelizmente as pessoas que ganham as licitações parecem empresas que não existem, pois não tem um ônibus sequer. A educação do município de Aracati está muito aquém do que deveria ser, até mesmo pela quantidade de dinheiro que está recebendo hoje o município.”

Professor de Aracati-CE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *