Theodore Roosevelt e Carnegie x Rockefeller

Theodore Roosevelt

theodore-roosevelt

Theodore Roosevelt.

Theodore Roosevelt era o tipo de figura que tinha que dominar, mandar em tudo. Roosevelt era de uma família rica de Nova York e podia se tornar um homem de negócios como Carnegie ou Rockefeller, mas tomou um caminho diferente, trocando uma carreira nos negócios pela política, mas o jovem Roosevelt tinha um problema de imagem, suas roupas modernas e os trejeitos de alta classe o tornaram alvo de deboche. Ele sofreu muito para refazer sua imagem de aristocrata rico para homem do povo, e quando se alista no exército a imagem que construiu passa a ser real. Roosevelt se tornou um herói durante a guerra hispano-americana, e o líder republicano no estado de Nova York disse a ele “você é meu garoto”, deu a candidatura republicana a ele e por seu heroísmo ele se tornou governador de Nova York.

Roosevelt rapidamente demonstrou uma independência, ele não poderia ser manipulado jamais. Roosevelt, o amigo dos trabalhadores, como governador de Nova York, aprovou uma lei cortando os abusos dos grandes negócios, seus maiores alvos são os monopólios mais poderosos da nação e os homens por trás deles, mas Rockefeller e Morgan sabem que não podem comprar Roosevelt, então tentam enfraquece-lo o máximo possível.

Uma maneira de impedir que Roosevelt se tornasse uma figura maior em nível nacional era transformá-lo em vice presidente, porque assim não teria muito o que fazer. O novo ano eleitoral é uma repetição de 1896, William McKinley encontrou William Jennings Bryan, e através de uma série de acordos, alguns dos homens mais ricos convencem McKinley à colocar Roosevelt no governo.

A vice-presidência naqueles dias era um lugar onde as pessoas iam para desaparecer, elas se tornavam vice e nunca mais se ouvia falar delas, era quase como o atual programa de proteção à testemunha.

McKinley foi reeleito com uma margem confortável, e Roosevelt é empossado como vice-presidente. Com seu homem na casa branca, e sua ameaça numa posição sem poder, Rockefeller e Morgan acham que protegeram seus impérios, mas seu plano inteligente pode dar errado.

Carnegie x Rockefeller

 

andrew-carnegie

Andrew Carnegie.

Em apenas meses, os lucros de Carnegie começam a cair, sentindo sua fraqueza Rockefeller pensa um plano ousado, vai considerar uma siderúrgica para rivalizar com tudo que Carnegie já construiu, mas Carnegie sabe que não pode deixar isso acontecer, ele construiria novos siderúrgicas, se Rockefeller começasse com o aço, Carnegie o destruiria.

Carnegie convoca uma reunião esperando convencer Rockefeller a ficar fora dos negócios do aço, mas Rockefeller não se tornou o homem mais rico da história americana por se acovardar com medo. Pela primeira vez Carnegie e Rockefeller se enfrentam diretamente. As negociações duram meses, e nenhum dos dois quer recuar.

Negociar é uma grande arte, e um grande negociador é como um grande cirurgião, eles são muito raros, você não vê com muita frequência. Rockefeller já fez uma fortuna com o petróleo, e seu investimento em aço é só uma parcela do seu portfolio. Carnegie sabe que tem pouca escolha e para continuar no topo precisa fazer o que for preciso para manter Rockefeller longe do aço, e assim se propôs a comprar tudo que sair das minas de Rockefeller e em troca ele deveria renunciar à decisão de construir uma siderúrgica.

john-d-rockefeller

John D. Rockefeller

Rockefeller e Carnegie no fim eram inteligentes para saber que eram grandes demais para iniciarem uma batalha, o acordo foi um dos mais satisfatórios da carreira de Rockefeller, ele forçou seu rival a entregar uma fortuna em troca de um minério de ferro que ele nunca teve muito interesse em possuir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *